Notícias

14/04/2016

Casa de chá é feita com 500 peças de bambu

O escritório chinês, Minax, projetou para a Exposição Internacional de Cultura Chinesa, no Centro de Exposições Aquilaria & Living, um espaço que trabalha a sensibilidade dos sentidos e das formas de maneira simples e inteligente. O projeto chamado de Casa de Chá Bambu & Lótus proporciona, acima de tudo, calma e serenidade para um momento de suma importância, principalmente no oriente: a hora do chá.

O projeto é composto por 500 peças de bambu com 6 cm de diâmetro, cada uma com tamanho diferente. O desenho vertical do ambiente segue a forma do espaço em planta, um elipse dentro de uma caixa. Ao entrar nessa caixa o indivíduo se encontra em um ambiente todo revestido de bambu onde o interior é dissolvido continuamente em um arco que cria um vão interior capaz de envolver os visitantes em uma experiência sensorial “zen”.

No interior a iluminação é criada com pequenos spots instalados dentro dos bambus cortados utilizados para compor todo o ambiente. Na parte central do espaço foi inserida uma grande mesa de chá chamada Qushi (em uma tradução livre seria “enseada sinuosa”) juntamente com os mobiliários periféricos inspirados na flor de lótus.

Além dos móveis, a decoração é sútil e poética. Pequenas flores de lótus de madeira parecem nascer e florescer em cima da mesa enquanto a água flui nos seus canais esculpidos, tornando a mesa “viva” uma experiência à parte.

O projeto explora bem a relação entre o bambu, madeira e o chá criando uma sensação exclusiva de intimidade com o espaço.

Fonte: Arquitetura Sustentvel