Notícias

25/04/2016

MVRDV projeta escadaria externa para a Estação Central de Roterdã

Rotterdam — a cidade "tabula rasa" — receberá em pouco tempo uma gigantesca escadaria, com 180 degraus, que conectará o Stationsplein (exterior da icônica entrada da Estação Central de Roterdã) até a cobertura do famoso edifício Groot Handelsgebouw. De acordo com o MVRDV, a estrutura irá "seguir a tradição da cidade de celebrar os marcos na reconstrução" e, ainda, os andaimes usados para a construção da escadaria serão "um símbolo" do 75º aniversário da reconstrução da cidade após a Segunda Guerra Mundial.

A enorme estrutura foi projetada para corresponder aos ângulos da estação, "conectando o ícone contemporâneo com um monumento histórico", e, ao mesmo tempo —através de sua construção — aludir à aparentemente eterna reconstrução urbana pela qual a cidade passou e continua a passar.

No topo da escadaria — que terá 29 metros de altura e 57 metros de comprimento —, aqueles que completarem a subida encontrarão um mirante temporário que oferecerá uma ampla visão de uma das maiores cidades portuárias da Europa. A cobertura, atualmente ocupada por um bar, também testemunhará a reabertura temporária de um antigo cinema (ativo pela última vez na década de 1960) que projetará uma variedade de filmes, debates e performances durante a existência da instalação. Winy Maas, cofundador do MVRDV, mencionou que "seria ótimo fazer disso uma instalação permanente".

The Stairs será oficialmente inaugurada no dia 16 de maio de 2016, pelo prefeito de Roterdã e permanecerá aberta até 12 de junho. As inscrições são gratuitas e a instalação funcionará das 10 horas da manhã às 22 horas da noite.

Fonte: Archdaily