Notícias

27/04/2016

Primeiro projeto póstumo de Zaha Hadid é inaugurado na Itália

Foi inaugurada na última segunda-feira (25) a primeira obra de Zaha Hadid após sua morte, o Terminal Marítimo de Salermo, na cidade homônima, na Itália. A construção tem como objetivo o desenvolvimento social, econômico e a regeneração ambiental do cais público que se estende pelo porto e pela marina do município. O escritório ganhou a competição internacional para a elaboração do projeto em 2000.

O terminal tem um formato de ostra, de acordo com os arquitetos. Sua concha assimétrica e dura tem como objetivo proteger os elementos mais frágeis que se encontram no seu interior, assim como os passageiros do intenso sol do Mediterrâneo durante a época turística.

O novo local é formado por três ambientes: escritórios de administração para controle da fronteira nacional e linhas de transporte, o terminal para viagens e cruzeiros internacionais e o para viagens locais e regionais. O interior da construção orienta e guia os passageiros por uma sequência de espaços são organizados em volta de pontos focais, com restaurante e lounge de espera.

Durante a noite, o terminal brilha para garantir o status de farol do porto, recebendo os visitantes da cidade. Para o escritório, o projeto também pretende servir de transição entre o sólido e o líquido, a terra e o mar.

Com vista para a Costa de Amalfi, do Golfo de Salermo e de Cilento e próxima a cidades como Positano, Capri, Paestum e Pompeia, a nova construção deve garantir acesso mais fácil aos visitantes de atrações culturais.

Ao visitar o novo terminal, o Primeiro Ministro italiano, Matteo Renzi, homenageou Zaha Hadid. “Esse trabalho extraordinário acrescenta a tudo o que Salermo está fazendo para transformar a si mesma, e eu acho isso maravilhoso. É também uma forma de lembrar a grande arquiteta que a Zaha Hadid foi”, disse.

Fonte: au.pini