Notícias

11/05/2016

Álvaro Siza, Carlos Castanheira e estúdio Vírgula i são nomeados para o Archmarathon Awards

Dois projetos de arquitetos portugueses foram recentemente nomeados para o Archmarathon Awards, em Milão, disputando o grande prêmio e o prêmio do público.

O projeto de renovação e ampliação do Hotel Minho, em Vila Nova de Cerveira, do estúdio Vírgula i, e o projeto do Edifício Sobre a Água, de Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira, em Huaian, na China, são os dois representantes portugueses entre os 42 escritórios internacionais selecionados para a edição deste ano do evento.

Não é a primeira vez que os dois edifícios estão nomeados para prêmios internacionais. Em 2015, o projeto de renovação e ampliação do Hotel Minho recebeu um A'Silver Design Award na categoria de Hospitalidade e foi selecionado para o Prêmio Nacional de Arquitetura em madeira. Já o Edifício Sobre a Água, construído sobre um largo artificial em Huaian, na China, para abrigar os escritórios de uma fábrica de químicos, recebeu no ano passado Prêmio Building of The Year do ArchDaily, na categoria de Escritórios. Com mais de dez mil metros quadrados, é o primeiro grande projeto de Siza Vieira na China.

Os projetos serão apresentados pelos autores na próxima sexta-feira, sábado e domingo no âmbito de uma maratona de conferências na cidade italiana. Entre os arquitetos estrangeiros selecionados estão Francisco Mangado, da Espanha, Thomas Heatherwick, do Reino Unido, e o gabinete Vector Architects, da China. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para o final da tarde de domingo.

Fonte: Archdaily