Notícias

17/05/2016

Schmidt Hammer Lassen Architects aposta em blocos empilhados e ganha competição de projeto para universidade na China

O escritório de arquitetura Schmidt Hammer Lassen Architects ficou em primeiro lugar na competição internacional para o projeto do Centro de Estudos e da biblioteca da Universidade de Wenzhou-Kean, em Wenzhou, na China. A universidade ocupa um espaço de 202 hectares em uma região montanhosa e terá um edifício de 25 mil m² com cerca de 8.500 alunos.

O projeto visa a interação, diversidade e o compartilhamento de conhecimento, criando oportunidades de novas formas de aprendizado e um ambiente informal, que deve tornar-se o ponto central para atividades estudantis no campus.

O prédio conecta as faculdades educacionais no Sul às moradias estudantis no Norte. O aspecto externo do lugar é de quatro formatos retangulares colocados um sobre o outro. A fachada, que utiliza um vidro semi-transparente, é inspirada no terreno montanhoso de Wenzhou, e na construção de bambu vernacular, comum na arquitetura histórica da cidade.

Criado como uma feira, o centro de atividades estudantis é localizado no primeiro andar. Ele é acessível por todos os lados e terá espaços para cafés, teatro, estúdios de dança e música, espaço de exposições, esportes e jogos, e espaços para encontros informais. Escadas e pontes conectarão o átrio aos andares superiores, onde uma grande “pilha de livros” leva à biblioteca e aos espaços de estudo, do terceiro ao nono andar.

A biblioteca contará com 30 mil livros, 300 salas de leitura e diversos espaços para estudo e pesquisa. Espaços de leitura são organizados em torno na pilha central de livros, levando a uma grande sala de leitura no último andar.

A Universidade Wenzhou-Kean é dirigida pelas universidades Wenzhou e Kean, sendo a última de Nova Jersey, nos Estados Unidos. O seu objetivo é unir os métodos educacionais chineses e estadunidenses.

Fonte: au.pini