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Novo modelo criado por Foster and Partners transforma lojas da Apple em áreas de convivência pública
Primeira unidade foi inaugurada em São Francisco, nos Estados Unidos, com design que prioriza o uso de vidro e estrutura metálica
O escritório Foster and Partners é o responsável pelo projeto de um novo modelo de loja da Apple nos Estados Unidos. A primeira unidade foi aberta na Union Square, em São Francisco, com espaço de convivência e design que prioriza o uso de vidro e estrutura metálica.
Este é um lugar incrível na Union Square, e uma chance de criar uma nova praça pública. Criamos o espaço mais inspirador e estimulante imaginável, confundindo o espaço interno e externo, disse Stefan Behling, arquiteto do Foster + Partners. É possível ter a experiência dos produtos da Apple e seus serviços não só na movimentada Union Square, mas também relaxando e contemplando o silêncio da nova praça, completaram.
A nova praça com WiFi, em contraste às atividades vivas da Union Square, é imaginada como um lugar de tranquilidade, contemplação. Com mesas e espaços para sentar, o espaço passa a ser de convívio para a comunidade. Há, também, um dossel de árvores que produzem sombra e uma parede verde de 19,5m x 15,2m, cortada por uma cascata.
As portas deslizantes de vidro, com medidas de 6m x 12,8m no lado sul e 6m x 26,5m no norte, encorajam a ventilação natural pela loja. Além disso, o ambiente utiliza 100% de energia renovável, com força produzida por 130 painéis fotovoltaicos integrados ao telhado do edifício.
O piso das escadas também é de vidro. As placas de metal precisamente projetadas estão incorporadas de forma discreta ao vidro, dando a impressão de degraus flutuantes. A aparência de simplicidade esconde a alta complexidade por trás da solução.
Todo o edifício é suportado por uma estrutura de treliça de aço. Ela suporta outras treliças que criam um telhado afunilado, e integra a rede de serviços pelo edifício. O suporte vertical é escondido na coluna principal e nas paredes laterais.
Princípios sísmicos do projeto de engenharia guiaram os aspectos do design estrutural, definindo o padrão de inovação. O volume de 12 metros de altura é dividido horizontalmente por um piso mezanino, que se afunila em menos de 30 centímetros e estende-se por 10 metros da parede dos fundos, para criar um piso principal de cinco metros.
A estrutura extremamente fina e sem colunas foi possível por amortecedores de massa sintonizados para eliminar a vibração. A impressão de um espaço flutuante no centro do espaço cria um diálogo com a Union Square.
O telhado branco e luminoso aparece como superfície opaca durante o dia, mas surpreende os visitantes, ao iluminar-se gradualmente durante a noite. Os painéis emitem uma luz branca e pura, e têm a capacidade de absorver o barulho do ambiente. A grade que suporta os painéis do telhado foi desenvolvida de forma que todos os serviços possam ser precisamente localizados, além de ser flexível o bastante para acomodar avanços tecnológicos futuros.
Os novos espaços da loja são The Avenue, uma área desenvolvida especialmente para a exibição de acessórios incorporados à parede da coluna central. O Forum, um ambiente de aprendizado, onde especialistas de diversas áreas entretêm, inspiram e ensinam. Essa área será correspondente a uma posição central no mezanino, contrária a uma parede de vídeo que será pano de fundo para a Union Square. Haverá também a Genius Grove, com uma disposição mais relaxante entre um pequeno arvoredo. E, por fim, o Boardroom será um espaço para reuniões e conversas para empresários locais discretamente disposto por trás da parede verde.
Fonte: AU PiniWeb