Notícias

02/06/2016

LOHA divulga projeto de restauro do African Bead Museum em Detroit

O escritório Lorcan O’Herlihy Architects (LOHA) divulgou sua proposta para o restauro e masterplan do MBAD (African Bead Museum), um complexo artístico e cultural em Detroit voltado para arte africana.

Localizado em uma grande avenida, entre uma série de casas, o museu está atualmente em estado de degradação, com parte de sua cobertura destruída. A esquina principal do edifício, apesar de altamente danificada, ainda apresenta murais feitos pelo artista Olayami Dabls e, por este motivo, precisa ser preservada.

"Em vez de destinar o capital para se restaurar o interior do edifício e reconstruir seu telhado, o plano de LOHA reforça as paredes exteriores da propriedade para que elas se tornem superfícies independentes - consequentemente preservando os murais", informou um comunicado de imprensa.

Por isso a estrutura danificada pode ser removida e novos espaços - uma galeria e um jardim escultural - podem ser inseridos. Além disso, novas paredes servirão como telas em branco para que Dabls continue seu trabalho.

O projeto inclui também um masterplan, que prevê que as residências remanescentes no local sejam renovadas em etapas, visando criar mais espaços de exposição, um ambiente de controle climático, visitas a residências de artistas e instalações administrativas.

Fonte: Archdaily