Notícias

09/06/2016

Herzog & de Meuron revelam detalhes da nova Biblioteca de Israel

O escritório suíço Herzog & de Meuron inaugurou a pedra fundamental do projeto da Biblioteca Nacional de Israel, que terá o início de suas obras ainda no final deste ano, em Jerusalém. Coincidindo com a cerimônia, os arquitetos divulgaram novas imagens com mais detalhes sobre o projeto.

O prédio de pedra, com 34 mil metros quadrados e seis pavimentos (quatro desses no subsolo), será construído com a colaboração do estúdio israelense Mann Shinar Architects & Planners. A biblioteca servirá como uma ligação entre os edifícios culturais e cívicos existentes ao seu redor, além de contar com um jardim nativo que cerca o empreendimento.

As representações divulgadas descortinam o interior da sala de leitura repleta de livros, em uma posição proeminente e central, rodeada por espaços de exposições, um auditório e outras comodidades. As imagens do auditório - que poderá ser usado como sala de concertos - revelam uma fachada de vidro e um forro assimétrico esculpido.

A estrutura apresenta um piso superior significativamente maior do que o seu nível de entrada, que é envidraçado. Segundo os arquitetos, a pedra a ser utilizada na estrutura não é apenas escultural, pois a parte elevada tem como objetivo proporcionar sombra, enquanto sua construção mineral acrescenta massa térmica para isolar os espaços interiores.

“A concepção de um novo edifício em Jerusalém justapõe o desejo de reagir às tradições arquitetônicas historicamente significativas deste lugar, com a ambição de fazer um edifício que é apropriado para a cidade contemporânea e específico para o local. Estes desafios moldaram a nossa proposta para a Biblioteca Nacional de Israel”, revelam os arquitetos autores do projeto.

O prédio também vai sediar laboratórios de pesquisa, escritórios, estabelecimentos de ensino, um centro de visitantes, uma sala multiúso e um arquivo. A inauguração do espaço está prevista para 2020.

Fonte: Arcoweb