Notícias

13/06/2016

OMA é selecionado para projetar a expansão da Albright-Knox Art Gallery

A Albright-Knox Art Gallery, localizada na cidade de Buffalo, selecionou o escritório OMA para expandir seu renovar o histórico museu e campus. A equipe de projeto está sendo liderada pelo diretor do OMA New York, Shohei Shigematsu, que passará o próximo ano em uma parceria com o museu para renovar e revitalizar a instituição. Conhecido como AK360, o edifício será o primeiro museu do OMA nos EUA e a primeira expansão da Albright-Knox em mais de meio século.

O projeto de US$ 80 milhões prevê a expansão do sexto museu mais antigo dos EUA e um dos mais antigos do mundo dedicados à arte contemporânea. Os edifícios existentes do museu incluem uma estrutura em mármore de 1905 em estilo Beaux-Arts projetada por Edward B. Green e um espaço para eventos sociais e exposições projetado em 1962 por Gordon Bunshaft, do SOM.

"Estamos entusiasmados em fazer parte deste projeto, que será importante por várias razões, incluindo a convergência da arquitetura historicamente significante em Buffalo", comentou Shohei Shigematsu.

O plano para o AK360 incluirá equipamentos para exposições especiais, espaços de galerias para o dobro de obras de arte atualmente em exposição e contará com espaços educacionais, restaurantes e atividades sociais, além de se relacionar de modo mais harmônico com o Delaware Park.

Nosso processo de seleção buscou abordagens criativas para os desafios de expandir e reformar o Albright-Knox", comentou o presidente do museu, Tom Hyde.

O AK360 foi originalmente proposto em 2014, quando o conselho de diretores do museu reconheceu a necessidade de alterações nos equipamentos, mais espaços de galerias e melhorias nos programas públicos. A próxima fase do projeto terá início em setembro.

Fonte: Archdaily