Notícias

20/06/2016

Complexo multiuso em Tijuana pretende oferecer uma nova expressão arquitetônica

O escritório SHoP Architects acabou de iniciar seu primeiro projeto no México, um equipamento de uso misto em Tijuana. O complexo, que será conhecido como BAJALTA, explora novas ideias de espaços abertos e empreendimentos de uso misto, proporcionando melhor qualidade de vida para moradores e visitantes.

De acordo com SHoP, "o [Bajalta] pretende oferecer uma nova expressão arquitetônica", o que significa que funções opostas se integrarão em esquemas sintéticos, como por exemplo um hotel e um escritório híbrido, ou uma composição de funções comerciais e públicas. A característica mais marcante do empreendimento será o Manzanita, ou pequeno bloco, localizado na intersecção de duas ruas importantes de Tijuana. Considerada a porta de entrada de Bajalta, pretende-se que ela se torne um anexo cultural e educacional da cidade.

Tijuana é extremamente perto da fronteira dos EUA e do estado da Califórnia e o projeto visa estabelecer um diálogo entre esses dois lugares, refletindo sua similaridade geográfica e diversidade cultural". Por sua vez, Bajalta não irá apenas conectar a malha urbana dos arredores da área, unificando a cidade como uma só, mas também irá se tornar um destino para visitantes de fora.

O objetivo geral deste projeto é mostrar que Tijuana está estabelecendo um posicionamento em relação a moradias de alta densidade que reflete um balaço positivo "entre imagem e estilo de vida". O projeto não tem previsão de conclusão.

Fonte: ArchDaily