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Zaha Hadid Architects e Gensler entre os finalistas do Concurso Sunset Strip Billboard
A identidade visual de Sunset Strip em West Hollywood tem sido sinônimo de propagandas em outdoors desde a década de 1960. Ao longo do tempo, diferentes "eras" foram exibidas através da publicidade: de bandas de rock e marcas de cigarro dos anos 60 e 70, a propagandas chamativas da atualidade. Como parte de uma iniciativa para provar o valor destas sinalizações tanto como identificador, quanto patrimônio público, a Cidade de West Hollywood (WeHo) lançou o Concurso Sunset Strip Billboard.
O concurso buscou por escritórios que atual em várias áreas, de publicidade, marketing e design, a arquitetura e engenharia. Os nove participantes iniciais foram reduzidos a quatro finalistas: JCDecaux/Zaha Hadid Project Management Limited; Orange Barrel Media/Tom Wiscombe Architecture/MoC; Outfront Media/Gensler/MAK; e TAIT Towers Inc. Após as apresentações públicas em maio, as propostas estão agora disponíveis ao público antes do júri fazer suas recomendações.
Outrora fenômenos site-specific, os outdoors da Sunset Strip são predominantemente voltados para grandes propagandas, replicados em outros lugares de Los Angeles. De acordo com a WeHo, um dos pontos principais do concurso foi "trazer de volta a criatividade e originalidade à Sunset Strip". O novo "espetáculo" deve abordar todos os aspectos de projeto e tecnologia de ponta, substituindo a tipologia de outdoor bilateral que predomina atualmente. Mais de 50 mil carros passam por aí diariamente e no passado os outdoors foram quase exclusivamente voltados a este público pendular.
Agora, a West Hollywood está se transformando e redes de pedestres estão começando a influenciar o cenário da rua. Por isso o novo "espetacular" deve apresentar uma gama "multi-dimensional" de sinalização, capaz de ser entendida tanto à distância como de perto, além de contar com uma nova praça pública em sua base. Dependendo do sucesso do projeto, existe a possibilidade de que a proposta vencedora aja como protótipo para outras instalações ao longo da via, criando um visual totalmente novo para a West Hollywood.
Apesar de suas diferenças formais, as quatro propostas compartilham semelhanças: superfícies multi-planares; torções em suas superfícies; a criação de um novo ícone público que é ativado pelos pedestres no nível do solo; um uso inovador de tecnologia midiática; e foco na interatividade de mídias sociais. Assim que for escolhida a proposta vencedora, a equipe trabalhará em parceria com a WeHo para aprimorar o projeto.
Fonte: Archdaily