Notícias

22/06/2016

Museu de Arte Letã tem projeto inspirado na arquitetura tradicional da Letônia

Os escritórios de arquitetura Adjave Associates e AB3D ganharam o concurso para o projeto do Museu de Arte Letã, em Riga, na Letônia. A proposta possui um telhado inclinado que remete à arquitetura tradicional doméstica do país, que traz luz às galerias.

A competição teve início em 2015, quando 25 projetos de âmbito internacional foram chamados para participar da sua primeira etapa. Os outros seis finalistas foram: Henning Larsen Architects; Caruso St. John; wHY; Lahdelma & Mahlamäki; Sauerbruch Hutton; e Neutelings Riedijk. Os escritórios fizeram parcerias com arquitetos letões: MARK arhitekti; Arhitektu birojs Jaunromāns un Ābele, OUTOFBOX Architecture e ALPS, MADE arhitekti, Arhitekts Ingurds Lazdiņš, e Brigita Bula arhitekte, respectivamente.

De acordo com o Adjaye Associates e o AB3D, o projeto ganhador oferecerá uma experiência de arte contemporânea que sintetiza a prática e a percepção da arte. Falando com um espectro maior de arte, o edifício compreende um pequeno grupo de espaços flexíveis, de uma sequência de exposição multi-central – o que oferece espaços menores para trabalhos mais íntimos, até ambientes maiores para facilitar grandes instalações.

A forma ressoa com a arquitetura tradicional letã, como uma simples casa de madeira, elevada ao nível de arquitetura institucional. Isso sugere, segundo os arquitetos, a ideia de que o museu tem um lar para a coleção, convidando a audiência a participar na troca cultural e cívica que ele poderá oferecer. Cada inclinação do telhado tem a geometria específica, de modo a esculpir a luz pura no Norte, além de definir a organização interior e a flexibilidade do museu.

Localizado na cidade de New Hanza, o edifício de 30 milhões de euros é uma parceria público-privada, fundada pelo the Boris and Inara Teterev Foundation and the ABLV Charitable Foundation. O projeto é incentivado pelo Ministério da Cultura da República da Letônia.

Fonte: au.pini