Notícias

30/06/2016

Com projeto do MAD Architects, museu com formato de montanha vulcânica é transferido para a Califórnia

O cineasta George Lucas anunciou na última sexta-feira (24) que o Museu de Arte Narrativa George Lucas, projetado pelo escritório chinês MAD Architects em parceria com o Gang Architects, não estará mais localizado na cidade de Chicago. Os diretores e executivos do empreendimento confirmaram a Califórnia como o seu futuro lar.

O museu estaria, antes, localizado em um estacionamento próximo ao estádio Soldier Field, local aprovado pela Câmara Municipal de Chicago, pelo próprio parque, Departamento de Zoneamento, Assembleia Geral de Illinois e o governador. Entretanto, a organização Friends of the Parks entrou com uma ação judicial contra a construção do museu, que se arrastava desde 2014.

“Ninguém se beneficia de um processo interminável para proteger um estacionamento”, declarou George W. Lucas, fundador do Museu de Arte Narrativa George Lucas. “As ações iniciaram-se pelo Friends of the Parks, e suas recentes tentativas de extrair concessões da cidade têm sobreposto aprovações de diversos corpos democraticamente eleitos do governo”.

Lembrando uma montanha vulcânica, o projeto tem sua fachada branca, repleta por aberturas desuniformes cobertas por vidro. Um disco metálico elevado no pico do edifício serviria como plataforma de observação com visão 360º para o Lago Michigan.

São três pavimentos conectados de forma circular, sendo que o acesso ao segundo andar poderá ser feito por rampa externa. O local estará equipado com um restaurante, salas de cinema, loja, café, salas de palestra de diferentes tamanhos, salas digitais, vídeo conferência para palestras de visitantes e workshops, uma biblioteca, espaços disponíveis para aluguel para eventos e salas de edição de produções.

Fonte: au.pini