Notícias

07/07/2016

OMA, MLA, e IDEO são escolhidos para projetar um novo parque no centro de Los Angeles

As autoridades de Los Angeles escolheram o escritório de paisagismo Mia Lehrer + Associates (MLA), em parceria com o OMA e IDEO, para projetar um novo parque público no centro da cidade. Localizado ao lado da prefeitura municipal, o novo empreendimento, que receberá o nome de “FAB Park”, irá se conectar com o já existente Grand Park, fazendo da área um dos espaços cívicos mais importantes da cidade.

O projeto do FAB Park foi concebido como celebração da diversidade de Los Angeles em temas como gastronomia, artes e paisagem. Um restaurante projetado pelo OMA se abrirá ao parque por meio de uma ampla escadaria e servirá como um novo espaço de almoço para os visitantes e funcionários dos edifícios próximos. Garantindo uma proteção contra o sol da Califórnia, a vegetação do parque será composta por carvalhos nativos e sicômoros, plantados ao longo de uma série de coberturas escultóricas projetadas pelo OMA. Sob as coberturas, espaços sombreados ao ar livre oferecerão aos visitantes do parque locais de encontro, feiras de alimentos, instalações artísticas e outros eventos da comunidade.

"O FAB park será um ponto de encontro para turistas, residentes, jornalistas e patronos de arte. Nosso projeto para o restaurante é um edifício dinâmico que viabiliza dois pavimentos distintos: rápido e casual no térreo e refinado e elegante no piso superior. Cada pavimento ativa diversas experiências, de café a cozinha experimental e anfiteatro", comentou Jason Long, sócio do OMA.

A equipe de projeto também empregou estratégias de sustentabilidade, buscando criar um edifício cujo balanço energético fosse zero.

O terreno de 1,96 acres foi adquirido pelo City Parks and Recreation Department como parte das “50 Iniciativas para Parques” da cidade e é o segundo parque do centro da cidade de Los Angeles a anunciar os planos de projeto no mês passado, depois concurso Pershing Square, que foi bastante divulgado e cujo projeto vencedor foi concebido pelo escritório francês Agence Ter. O FAB Park tem inauguração prevista para 2019.

Fonte: Archdaily