Notícias

15/07/2016

Premiação nomeia os melhores arranha-céus construídos em 2015

O Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH) revelou os vencedores regionais do prêmio “Melhor Edifício Alto”. Em sua 15ª edição, a láurea destacou, dentre os 132 inscritos, os principais arranha-céus construídos em 2015 nos cinco continentes.

A seleção engloba quatro categorias: Europa, África + Oriente Médio, Ásia + Austrália e Américas. No Velho Continente o prêmio foi dado ao edifício pixelado de uso misto “White Walls”, projetado em Nicósia (Chipre) pelo arquiteto francês Jean Nouvel; enquanto o título de melhor edifício alto da África + Oriente Médio ficou com a torre residencial “The Cube” (Líbano), marcada pela sua tipologia de caixas extrudadas, de autoria do escritório holandês Orange Architects.

O arranha-céu de 632 metros de altura “Shanghai Tower”, construído na cidade chinesa de mesmo nome e desenvolvido pelo estúdio norte-americano Gensler, levou o prêmio na categoria Ásia + Austrália. Já o prédio residencial “VIA 57 West” (EUA), projetado pelo escritório global Bjarke Ingels Group (BIG), foi nomeado como o destaque do continente americano. Dentre os 13 finalistas, não há nenhuma obra construída no Brasil ou projetada por arquitetos do país.

As torres foram escolhidas por um júri de arquitetos de escritórios renomados pelo mundo e foram julgados em todos os aspectos de performance, em especial “aqueles que tiveram os maiores impactos positivos aos indivíduos que utilizam o edifício e as cidades as quais habitam”.

A edição divulgou em conjunto os projetos vencedores dos prêmios Urban Habitat, Innovation, Performance e 10 Year Award. São eles: Wuhan Tiandi Site A, do SOM – Skidmore, Owings & Merrill; Pin-Fuse; Taipei 101, de C.Y. Lee; Hearst Tower, do Foster + Partners; respectivamente.

Os edifícios laureados nas quatro categorias agora disputarão entre si o prêmio de “Melhor Edifício Alto do Mundo”, cujo vencedor será anunciado no próximo dia 03 de novembro em cerimônia no Crown Hall, edifício projetado por Mies van der Rohe em Chicago, nos Estados Unidos.

Criada em 2007, a premiação reconhece anualmente projetos que contribuem para o avanço no desenvolvimento de arranha-céus, do ambiente urbano e da sustentabilidade nas edificações.

Fonte: ArqBacana