Notícias

21/07/2016

Kooo Architects cria instalação feita a partir de capas plásticas de proteção contra desastres

Quando convidado por uma loja japonesa que atua no setor da moda a projetar uma instalação temporária, o escritório Kooo Architects decidiu não apenas responder de forma visual e simbólica, mas, através do projeto, conscientizar as pessoas do poder destrutivo dos terremotos. Usando aproximadamente mil capas protetoras individuais para criar um domo de 8 metros de diâmetro, o projeto encorpora as cores e texturas usadas nas criações do cliente, ao passo que lembra o público da força dos desastres naturais.

As capas, também conhecidas como bousai zukin, são comuns em escolas japonesas para proteger as crianças contra o fogo e entulhos no caso de terremoto. A estrutura é facilmente montada e as capas são autoportantes, o que exclui a necessidade de outro material estrutural.

Embora a viabilidade de tal estrutura possa ser questionada, sua integridade estrutural foi comprovada em diversos testes e modelos. As capas inferiores suportam aquelas empilhadas acima, e a espessura e densidade do material aumentam com o acréscimo de mais capas.

Com sede em Tóquio e Xangai, os fundadores do Kooo Architects trabalharam com Kengo Kuma, um arquiteto que se tornou referência por seus projetos tecnicamente inovadores.

O cliente do Kooo Architects, um estilista com interesse em contribuir socialmente, foi ágil em facilitar a abordagem do Kooo. Os elementos gráficos nas capas recriam as texturas e padrões usados pelo cliente.

O material semi-opaco permite que a luz adentre, criando uma esfera interna multi-colorida.

Fonte: Archdaily