Notícias

27/07/2016

Shigeru Ban apresenta mais alta torre de madeira híbrida do mundo

O arquiteto japonês Shigeru Ban, vencedor do Pritzker 2014, foi contratado para projetar uma torre residencial em Vancouver, no Canadá, e divulgou a primeira imagem da perspectiva do projeto considerado pelos seus desenvolvedores como "a mais alta estrutura de madeira híbrida do mundo".

Chamado Terrace House, o edifício de apartamentos está previsto para ser executado no centro da cidade canadense, onde uma torre de apartamentos curvada desenvolvida pelo também arquiteto japonês Kengo Kuma, está sendo construída.

Embora a informação sobre a altura da estrutura de Ban ainda não tenha sido divulgada, a imagem em perspectiva revela a plástica da futura arquitetura: uma torre revestida de vidro com telhado inclinado. A parte superior da edificação contará com estrutura de madeira, apoiada por um núcleo de concreto e aço.

De acordo com a marca desenvolvedora do projeto PortLiving, a obra irá ser um ponto de referência como a mais alta estrutura de madeira híbrida do mundo, além de ser a mais alta do arquiteto no Canadá.

A proposta evidencia ainda a tendência pelo uso de madeira como estrutura em arranha-céus. Até o momento, o mais alto edifício de madeira está localizado em Bergen, na Noruega, que se estende por 14 andares com apartamentos.

A madeira é tida como um substituto leve e sustentável para materiais de construção tradicionais, com defensores que acreditam que o material poderia ajudar a acelerar a construção e reduzir as emissões de carbono.

Shigeru Ban é conhecido também por seu trabalho com materiais alternativos, como papelão, plástico e entulho, que utiliza para fornecer abrigos de emergência em lugares que passaram por grandes catástrofes naturais, como no mês passado no Equador, ou ainda no Nepal e nas Filipinas.

Fonte: Arcoweb