Notícias

29/07/2016

OMA divulga proposta para futuro museu de George Lucas, mais uma vez sem local definido

Por conta de uma batalha legal com ativistas da cidade de Chicago, no estado americano de Illinois, o cineasta George Lucas resolveu abandonar os planos de construir um museu dedicado ao seu legado às margens do Lago Michigan. Mesmo sem um lugar definido, o criador da saga “Star Wars” disse em comunicado que o projeto do Lucas Museum of Narrative Art será transferido para a Califórnia.

A polêmica, encabeçada pela organização ambientalista Amigos dos Parques, discorre sobre a apropriação indevida de terreno público para o uso de uma instituição privada. O grupo alega que no local, atualmente ocupado por um estacionamento, seria mais vantajosa a revitalização do espaço como um parque para a população do que abrigar um museu.

Diante das negativas, o projeto “montanhoso” – desenvolvido pelo escritório chinês MAD Architects, em parceria com a firma local Studio Gang – parece ter sido descartado temporariamente. Por sua vez, o escritório global OMA divulgou imagens de sua proposta para o museu naquela região que, curiosamente, procura atender um programa e plástica arquitetônica mais integrados com a cidade.

O projeto alternativo busca preservar ao máximo a orla do lago, elevando do solo a maior parte da galeria e dos espaços educacionais, como também descortina um novo espaço permeável e contemplativo na sua cobertura. Diferente do desenho apresentado pelos chineses, que chegou a ter sua área construída reduzida em 25%, o museu do OMA proporcionaria oito vezes mais espaços públicos do que sua área de projeção.

Ao centro do estabelecimento, uma galeria vertical suporta as placas horizontais elevadas, que são mantidas abertas para dar maior flexibilidade. Já o jardim no topo da edificação prevê espaços para exposições de artefatos e serve como área pública aberta.

A membrana que recobre o projeto é serigrafada, a fim de ser usada como tela de projeção, tanto dentro como fora, permitindo que a pele do edifício se torne uma parte interativa do museu. As fachadas facetadas e translúcidas chegam a fazer menção a um grande cristal e até mesmo às formas dos capacetes usados por Darth Vader e pelos Stormtrooper, personagens icônicos da saga criada pelo cineasta.

O parque que envolve o museu foi pensado para ser flexível também, tendo como objetivo receber uma grande variedade de atividades e eventos públicos. Além disso, o teatro e as salas de aula inclusos no programa estão previstos na base da torre, de forma que permite entradas separadas para o museu e para o parque.

Lucas tinha escolhido Chicago em 2014, depois que seu projeto foi rejeitado pela cidade de San Francisco, na Califórnia. Mas, após ação judicial e tentativas de chegar a um acordo com ativistas locais, os planos da construção foram cancelados.

Fonte: Arcoweb