Notícias

01/08/2016

Sustentabilidade: NY tem condomínio residencial com fazenda urbana inclusa

Os nova-iorquinos têm um novo modelo de condomínio sustentável. O Urby é um complexo certificado pelo LEED e que proporciona aos moradores diversas facilidades, uma bela vista do mar e da Estátua da Liberdade, além do benefício de ter alimentos frescos no “quintal” de casa.

O projeto, assinado pelo escritório holandês Concrete, foi construído em uma estrutura pré-existente, que antes acomodava uma antiga instalação da marinha norte-americana. Os prédios foram adaptados para abrigar 900 apartamentos de um e dois dormitórios, lojas, restaurantes e até mesmo uma cozinha comunitária, em que chefs locais ministrarão aulas de culinária.

Os apartamentos possuem todas as estruturas necessárias para que os moradores vivam com conforto. Eles já são equipados com armários, iluminação, wi-fi, máquinas de lavar e secar roupas e um design contemporâneo e luxuoso.

O complexo possui piscina, áreas de convivência, tomadas para recarga de carros elétricos, bicicletários e academia.

Mas, o grande diferencial das áreas comuns é mesmo a horta. O condomínio tem mais de 460 metros quadrados de horta, que inclui plantio ao ar livre e em estufas. Os moradores têm acesso a mais de 50 espécies de alimentos frescos a poucos passos de casa.

A ideia é que este seja apenas o primeiro complexo residencial neste padrão. O Urby deve ser replicado em outras cidades norte-americanas e quem sabe no mundo.

Fonte: Ciclo Vivo