Notícias

04/08/2016

Dorte Mandrup Arkitekter é selecionado para projetar pavilhão nos fiordes da Groenlândia

Dorte Mandrup Arkitekter foram selecionados como os vencedores de um concurso internacional para se projetar o Centro Icefjord na área protegida da UNESCO em Ilulissat, Groenlândia. Vencendo as propostas de arquitetos líderes, como Snøhetta, Studio Other Spaces, Rintala Eggertsson Architects e Kengo Kuma and Associates, o novo pavilhão servirá como exposição e espaço de encontro para os nativos, turistas e pesquisadores do gênero.

Selecionados pelo júri pelo seu "projeto poético e visionário", o edifício toma forma de uma armação gigante de madeira, permitindo que a estrutura flutue delicadamente na paisagem montanhosa do Sermermiut Valley. A estrutura é revestida de tábuas de madeira e se torce para tocar o chão, providenciando acesso para o deque de observação na cobertura do pavilhão. Como novo ponto de partida para o Patrimônio Mundial de Ilulissat Icefjord, o deque na cobertura irá conter também áreas de encontro.

Dentro do edifício, uma grande área de exposições dedicada a narrar a história do homem e do gelo será localizada no ápice da curva na planta. Espaços interiores adicionais incluirão um café e uma loja de presentes adjacente ao espaço de exposição e equipamentos de pesquisa, escritórios e espaços de suporte ao longo das asas. Em corte, a geometria rotativa da estrutura foca em vistas para a paisagem glacial de fora.

O projeto segue a designação de Icefjord como um local de patrimônio mundial da UNESCO em 2004 e será concebido por uma parceria entre o Governo da Groenlândia, Qaasuitsup Kommunia e a organização filantrópica dinamarquesa, Realdania. O pavilhão está programado para ser inaugurado no outono de 2020.

Fonte: Archdaily