Notícias

19/08/2016

Perkins + Will divulga o projeto do maior estádio dos Emirados Árabes, em Dubai

O escritório Perkins + Will foi o escolhido para projetar o Estádio Mahammed bin Rashid, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU). Com 60 mil lugares, o projeto faz parte de um empreendimento de uso misto, que inclui também instalações para treinamentos e áreas para aquecimento, além de estacionamento com cinco mil vagas, museu, lojas, restaurantes e praças.

O design foi inspirado na criação de uma construção que contenha os precedentes regionais e garanta sustentabilidade a Dubai. O projeto é composto por um telhado tênsil aberto, uma estrutura elevada em formato de tigela, em grelha diagonal. O campo de futebol está 18,2 metros acima da entrada de uma discreta praça.

O espaço está sendo planejado para a sua utilização durante todo o ano, e terá uma pele que permitirá a passagem de correntes de ar, mas bloqueará a areia e o sol. Os elementos de água do pátio procuram refrescar o ar. Também contribui nesse sentido a vegetação local, com árvores que bloquearão o vento quente e trarão sombra às áreas públicas no entorno.

O estádio Mohammed bin Rashid é projetado para ser o maior dos EAU. Ele segue o padrão FIFA, com campos para partidas da federação, mas que também podem ser usadas para recreação. Ele faz parte da iniciativa “Sports Inovation Lab”, que busca aumentar o perfil do país como destino global esportivo.

Fonte: au.pini