Notícias

25/08/2016

Seul receberá praça de entretenimento com mais de 9 mil metros quadrados

O escritório MVRDV divulgou o projeto para a Paradise City, uma praça de entretenimento de 9.800 metros quadrados perto do Aeroporto Incheon em Seul, Coreia do Sul. Feito em parceria com o designer Gansam Architects, o complexo consiste em duas formas monolíticas que abrigam lojas, uma casa noturna e espaços públicos. O elemento conector do projeto é um ponto dourado na praça pública, que será visível para quem passa de avião sobre a cidade.

Os edifícios gêmeos de Paradise City, o Sandbox (complexo comercial) e a Casa Noturna, são introvertidos e completamente contextuais, ecoando a linguagem dos edifícios no entorno com suas fachadas de concreto. A pele opaca contínua do Sandbox é iluminada por pontos coloridos dourados brilhantes vistos pelas entradas, criados ao serem postos para dentro das próprias fachadas. No edifício da Casa Noturna, um ponto de luz gigante dourado é posto sobre o edifício, conectando os níveis da praça publica e providenciando à entrada da casa noturna uma "explosão de luz antes do contrastante interior escuro".

"O projeto é formado por dois simples volumes, que criam um novo espaço urbano. Essas massas, por sua vez, tomam uma impressão nas fachadas do entorno do terreno, estendendo os dois edifícios. Por isso, adaptá-los ao dado contexto, aceitando tais condições como sine qua non," explica o co-fundador do MVRDV Winy Maas. "Os edifícios são abertos, como cortinas, revelando seus interiores. Então, para completar, há o ponto dourado, demarcando a entrada como um raio de sol, fazendo sua presença percebida até mesmo do céu e dos aviões que pousam no Aeroporto Incheon."

O Sandbox, com 3.600 metros quadrados destinados a lojas, se curva ao encontro de um cassino vizinho, dando acesso direto aos visitantes, A Casa Noturna de 6.200 metros quadrados abriga não apenas uma boate, mas também um clube aquático e um jardim na cobertura. No interior o chão é de vidro e materiais visualmente atrativos, proporcionando o "espetáculo da arquitetura de entretenimento". A plataforma urbana entre os dois edifícios se eleva, permitindo espaços de serviço e um estacionamento no subsolo.

A Paradise City faz parte do projeto para um grande distrito turístico, cujo masterplan é de autoria de Gansam Architects. O masterplan de 33 hectares já começou a ser construído, já a Paradise City do MVRDV tem início previsto para setembro deste ano e deverá ser concluída até 2018.

Fonte: Archdaily