Notícias

30/08/2016

Inaugurado a British Airways i360, o mirante móvel mais alto do mundo

Mirante móvel mais alto do mundo, o British Airways i360, abriu ao público no último dia 4 de agosto. Projetada por Marks Barfield Architects, o escritório por trás do icônico London Eye, a torre tem capacidade para transportar 200 passageiros por vez, elevando-se 138 metros acima do solo para oferecer vistas das cidades de Brighton e Hove, da costa de Sussex e do Canal Inglês.

A ideia de um "pier vertical" foi concebida em 2005 a partir de uma colaboração entre David Marks e as cidades de Brighton e Hove, e faz parte de um plano mais amplo de regeneração para a orla das cidades.
David Marks do escritório Marks Barfield Architects, explica: "O conceito para a iluminação no topo da torre é que ele 'respira', aumentando e diminuindo sutilmente sua intensidade no mesmo ritmo médio de uma pessoa que respira em repouso.

A cápsula de observação é feita de vidro duplo produzido manualmente, oferecendo um panorama completo de 360° para a paisagem circundante.

Com 18 metros de diâmetro e 94 toneladas, a cápsula de observação é dez vezes maior que as cápsulas do Londo Eye. Na torre, as cápsulas são erguidas através de um sistema de cabeamentos usado na tecnologia automobilística de ponta.

"Experienciamos pela primeira vez o impacto que essa mistura de arquitetura e engenharia inovadoras, combinadas com uma grande vista para a cidade, no projeto para o Londo Eye. Como ele pode ser um catalisador para a regeneração, soprar nova vida em áreas esquecidas e, mais importante, retribuir à cidade", comentou a arquiteta Julia Barfield.

"Uma vez que você experimenta isso, há quase que uma urgência irresistível em fazer isso de novo - criar outra obra e assistir ela se desenvolver. Esperamos que o i360 possa ter um efeito positivo similar em outra grande cidade: Brighton."

No térreo, um pavimento envidraçado, chamado "Beach Building", abrigará os equipamentos técnicos e a administração da torre, alem de um restaurante para 400 pessoas e um espaço comercial.

Fonte: Archdaily