Notícias

08/09/2016

Arquitetos criam ilhas de purificação de água do mar na costa da Califórnia

Há alguns anos, a Califórnia, nos EUA, vêm enfrentando um de seus maiores períodos de seca. Apesar de ter uma extensa área costeira, a falta de água é um problema tão grande que o governador Jerry Brown declarou estado de emergência em janeiro de 2015 e impôs duras medidas de economia de água, incluindo a fiscalização rígida das redes de abastecimento.

A guarda florestal americana estima que cerca de 12 milhões de árvores tenham morrido na região no último ano em virtude da seca. Isso, sem falar, no perigo das queimadas. Este cenário foi o ponto de partida para o escritório alemão de arquitetura e design Bart//Bratke, em parceria com os americanos da studioDE, pensar no projeto Foram, uma plataforma de ilhas de purificação da água do mar na baía de Santa Mônica, em Los Angeles.

Além de promover a filtragem e dessalinização da água do mar, Foram também é um espaço de convivência. A estrutura flutuante permitiria que o público visite as passarelas, cheias de canteiros verdes, e beba água pura à vontade nas estações chamadas “water bar”. Os autores do projeto acreditam que um espaço como esse alertaria e educaria a população com relação à necessidade de economizar a água.

O projeto é completamente sustentável: toda a energia usada na plataforma é solar, e a construção é carbono zero. Vale reparar na cobertura, que é um show à parte. Enquanto os três tanques ficam suspensos, os tubos transparentes distribuem a água por toda a estrutura e também para o sistema de distribuição da região de Santa Mônica. Em alguns pontos, inclusive, é possível cultivar espécies hidropônicas.

Fonte: Casa Vogue