Notícias

12/09/2016

Diller Scofidio + Renfro ganha concurso para projetar ilha turística na China

Foram divulgados os vencedores do concurso para produzir o plano diretor e dos prédios centrais da ilha de Hainan, na China. O primeiro lugar foi concedido ao projeto de Diller Scofidio + Renfro, seguido da Foster + Partners e da Morphosis. O investimento é planejado em US$ 1,26 bilhão e envolve a construção de um porto.

O júri, formado pelos profissionais He Jingtang, Meng Jianmin, Zhou Chang, Benedetta Tagliabue, Donald Bates, Sergey Kuznetsov, Peter Poulet, Margarita Jover, Horacio Werner e Aaron Betsky, selecionaram o projeto de Diller Scofidio + Renfro pelo seu design singular e limpo. “Foi criada uma forma bonita e icônica, que surge naturalmente da paisagem, recordando a caldeira vulcânica da área, e molda a ilha em uma estrutura contínua que seria uma compactação extremamente eficiente do resort”, justificaram.

Em relação ao segundo colocado, o Foster + Partners, foi destacada a ideia de um parque posicionado no centro, o que seria um fator importante para atrair visitantes. Também foram propostas novas tecnologias, permitindo a agricultura intensa e um uso eficiente de recursos. Foi elogiada a combinação do aprendizado, recreação e programas de vida desenvolvidos pelos arquitetos.

O terceiro prêmio foi destinado ao Morphosis, que moldou a ilha para criar um parque ondulante. Os alojamentos, enquanto isso, ficam localizados nas bordas do espaço.

A proposta da competição era criar uma visão estratégica para a ilha turística, que atingisse um novo desenvolvimento urbano baseado em princípios ecológicos. Será um centro ecológico de turismo, com área de 250 hectares, além de alojamentos, hotéis, atrações turísticas e um porto.

Concorriam ainda os escritórios Office of Architecture in Barcelona Carlos Ferrater Partnership (Espanha), Diller Scofidio + Renfro (EUA), IROJE Architects & Planners (Coréia do Sul), UNStudio (Holanda), KuiperCompagnons (Holanda), The Jerde Partnership (EUA), CCDI (China) e Boston International Design Group (China).

O início da construção é previsto para 2017, com conclusão em dez anos.

Fonte: au.pini