Notícias

13/09/2016

Serpentine Pavilion de Zaha Hadid é reconstruído na Chatsworth House

Lilas, o projeto de Zaha Hadid Architects para o pavilhão Serpentine Gallery de 2007, foi reconstruído em uma nova localidade, no gramado próximo à Chatsworth House, lar do Duque e Duquesa de Devonshire. O pavilhão foi remontado para a exposição anual de esculturas Beyond Limits, organizada pelo Sotheby, e foi colocado à venda pela famosa casa de leilões.

Já tendo projetado o primeiro Serpentine Gallery Pavilion em 2000, para a edição de 2007, Zaha Hadid Architects projetou Lilas após um aumento no preço do aço ter atrasado a construção do projeto de Olafur Eliasson e Kjetil Thorsen.

A ex-diretora do Serpentine, Julia Peyton-Jones, criadora do programa Serpentine Pavilion, lembra ter sentido alívio após Hadid se oferecer para fazer o pavilhão.

"Foi um desses pequenos milagres", disse ela, "era desconfortável estar na posição de não ter um pavilhão a tempo naquele ano. [...] Como resultado tivemos esse maravilhoso projeto que era inesperado e se tornou uma pequena jóia... tão típica em sua simplicidade e relevante para a obra da arquiteta."

Agora reconstruído na Chatsworth House, o pavilhão pode ser apreciado sob um novo enfoque, em contraste com seu contexto de edificações históricas, uma justaposição de estilos que, nas palavras do curador do Sotheby, Simon Stock, "complementa do mesmo modo que a pirâmide no Louvre."

O preço da estrutura não foi divulgado, mas espera-se que ultrapasse o valor de £500.00, preço do pavilhão de Sou Fujimoto de 2013.

Fonte: Archdaily