Notícias

13/10/2016

Santiago Calatrava projeta edifício corporativo integrado à estação Stadelhofen em Zurique

Santiago Calatrava anunciou planos para um novo edifício corporativo no centro da cidade de Zurique, Suíça. A estrutura de cinco pavimentos será integrada à Estação Stadelhofen, o centro de transportes e marco na cidade projetado por Calatrava em 1960.

"Este edifício corporativo do século XXI no centro de Zurique dialoga com a paisagem urbana do local e contribui com sua vitalidade ao incentivar o uso da bicicleta e melhorar as conexões peatonais com a Estação Stadelhofen", comentou Calatrava.

Comissionado pela seguradora suíça AXA, o novo edifício é parte de uma iniciativa de expandir o projeto orientado para o trânsito na cidade e aumentar a conectividade na região próxima ao metrô. Quase 80 mil passageiros trafegam diariamente pela Estação Stadelhofen, muitos dos quais são ciclistas. Isso fez com que a praça em frente à estação fosse tomada por bicicleta. O projeto de Calatrava abordará diretamente este problema ao incluir aproximadamente mil vagas subterrâneas para bicicletas.

Calatrava foi escolhido pela AXA por "seu comprometimento com o projeto inovador e funcional, por garantir a consistência com a arquitetura da estação e coerência com o tecido urbano adjacente."

A ideia de construir o edifício veio após o Conselho Municipal alterar as normas de zoneamento do terreno, que passou a Kreuzbühlstrasse 1, que permite a construção de "um edifício vanguardista que ofereça estacionamentos para bicicletas tanto para os moradores como para os usuários da estação."

A proposta de Calatrava para a Estação Stadelhofen foi inaugurada em 1990, tornando-se o primeiro sistema de transporte rápido da Suíça. Desde então, se tornou a sétima estação de trens mais movimentada do país e é uma das oito estações projetadas por Calatrava em todo o mundo.

Fonte: Archdaily