Notícias

14/10/2016

Palácio de Saddam Hussein é transformado em museu

Uma residência suntuosa, onde viveu o ex-presidente do Iraque, Saddam Hussein, morto em 2006, acaba de virar museu. Localizado em Basra, o Lakeside Palace passou por uma reforma de mais de 3,9 milhões de dólares para abrigar o Museu Basrah, que vai ilustrar a história do país com antiguidades de 3300 a.C. até 1800 d.C.

O palácio de 1000 m² é apenas uma das mais de 100 casas opulentas do ditador construídas para familiares, amigos, amantes ou retiro de férias e foi utilizada como quartel general do exércio durante a

Guerra do Iraque. O local foi abandonado em 2003, sendo tomado pelos britânicos em 2008 como refeitório. Apenas em 2010 o conselho municipal conseguiu recuperá-lo e, agora, comemora a novidade.

Quatro galerias permanentes, um espaço de exposições temporárias, loja, café, centro de educação e espaço administrativo estão entre os atributos do museu, que já teve algumas partes de suas galerias inauguradas na última terça-feira (27/9). Outras serão gradualmente abertas ao longo de 2017.

Em entrevista à Associated Press, o diretor Qahtan al-Obaid contou que espera que o novo museu "substitua os temas da ditadura e a tirania com civilização e humanidade".

Fonte: Casa Vogue