Notícias

27/10/2016

Zaha Hadid Architects construirá Centro de Patrimônio Urbano na Arábia Saudita

O escritório Zaha Hadid Architects foi o escolhido, por meio de um concurso iniciado em 2015, para construir o Centro de Administração de Patrimônio Urbano, em Diriyah, na Arábia Saudita.

O design do centro considera o seu contexto geográfico e cultural, com foco na interação entre homem e natureza, definida pelo oásis no vale Wadi Hanifah. Este conceito é traduzido com o arranjo das instalações ao redor do átrio, com água no seu núcleo e quatro oásis verdes esculpidos na sua fachada, aparentemente sólida. O revestimento do edifício revela uma camada cuidadosamente perfurada, que protege o interior do sol, enquanto mantém conexões visuais com os arredores.

A inspiração para o projeto do edifício está relacionada à arquitetura vernácula encontrada no local. Por não ser uma cópia, o resultado é uma interpretação contemporânea formada pelas mesmas forças que criaram a arquitetura antiga. Isso inclui o uso de construção em taipa, com paredes finas e pequenas aberturas para o exterior, que protegem a estrutura do calor e do sol.

O local do empreendimento tem 8.780 m² e abrigará a sede do museu do patrimônio, sendo parte das medidas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para preservar os patrimônios mundiais no vale Wadi Hanifah. O programa inclui uma galeria de exposições permanente, biblioteca, espaço de leitura e espaços educacionais para grupos de todas as idades.

Futuramente, a intenção é que alguma instituição científica conduza pesquisas e documentação dos diversos sítios arqueológicos de Diriyah.

Fonte: au.pini