Notícias

28/10/2016

Herzog & de Meuron vence concurso para o novo edifício da Neue Galerie em Berlim

Três escritórios foram premiados no concurso para o Museu do Século XX que será construído no Berlim Cultural Forum, na capital alemã. O edifício de 200 milhões de euros será o novo lar de várias importantes coleções de arte, incluindo as coleções Marx e Pietzsch da Nationalgalerie, partes da coleção Marzona, e uma coleção de obras do Kupferstichkabinett (Museu de Impressões e Desenhos).

Em 2015, o concurso foi lançado com o objetivo de selecionar um projeto que envolvesse a organização do terreno, sua arquitetura e paisagismo.

De um grupo de 42 finalistas, o escritório Herzog & de Meuron, em pareceia com Vogt Landscape Architects, foi selecionado como vencedor com seu projeto inspirado em um armazém. Os segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com Lundgaard & Tranberg Architects em parceria com SCHØNHERR A / S, e Bruno Fioretti Marquez em colaboração com Capatti Staubach Landscape Architects

O projeto vencedor foi concebido como uma interação de duas vias internas, dividindo o museu em quatro quadrantes temáticos. Os "bulevares" internos convidam os visitantes a caminharem entre as obras de arte ou a socializarem.

A grande empena do edifício permite que a luz difusa penetre o interior do edifício, podendo ser controlada em determinadas ocasiões para melhor apreciar as obras.

"Como na cidade, o cruzamento central é o lugar mais movimentado. Do centro do museu, é possível ver a totalidade do edifício e sua estrutura com um rápido olhar", explicam os arquitetos.

"Enxergamos a conexão e a interação como os maiores objetivos de nosso projeto. O museu é o lugar onde diferentes caminhos se cruzam, onde diferentes mentalidade e mundos permitem um encontro."

Fonte: Archdaily