Notícias

24/11/2016

Edifício de escritórios com fachada inspirada em históricos navios de guerra é inaugurado na Filadélfia

BIG concluiu seu segundo edifício nos EUA, um prédio de escritórios de 8.500 metros quadrados na 1200 Intrepid Avenue, em Filadélfia, Pensilvânia, que também marca o primeiro projeto de escritórios realizado pelo BIG. Localizado no masterplan requalificado da Navy Yard (projetado por Robert Stern), o edifício de quatro andares caracteriza-se por uma fachada cônica de curvatura dupla e um periscópio exagerado "inspirado pelos navios de guerra históricos ancorados próximo dali.

A 'onda de choque' do espaço público se espalha como anéis na água, invadindo a projeção do edifício para criar um generoso toldo urbano na entrada", explica Bjarke Ingels. "A fachada de dupla curvatura resultante ecoa as geometrias complexas e racionais da arquitetura marítima. Dentro, o saguão do elevador conforma um periscópio real, permitindo que as pessoas admirem os navios de guerra nas docas adjacentes."

Em referência à história marítima do local, um periscópio funcionando penetra no lobby do edifício, proporcionando luz natural e vistas projetadas dos navios ancorados na baía próxima do Navy Yard. O átrio central está aberto a todos os andares e permite a máxima exposição à luz para os escritórios perimetrais.

"Em muitos casos, os arquitetos projetam edifícios grandes, caixas, que poderiam ser colocados em qualquer lugar e não se conectam diretamente ao local. Não seria tarefa fácil implantar o 1200 Intrepid em qualquer outro lugar, devido à forma que ele se conecta com seus arredores. Nossa comissão envolveu a criação de um prédio de escritórios especulativo, para o qual nenhum inquilino estava comprometido. O principal desafio aqui foi criar uma razão para que os inquilinos estejam aqui com a restrição de um orçamento rigoroso ", disse o sócio do BIG Kai-Uwe Bergmann.

1200 Intrepid recebeu a certificação LEED Ouro e atualmente está procurando inquilinos para ocuparem seu último pavimento.

Fonte: Archdaily