Notícias

12/12/2016

Zaha Hadid Architects assina projeto de galeria de matemática inspirada em aeronave dos anos 20

O escritório de Zaha Hadid é o responsável pela arquitetura da galeria de matemática Winton, do Museu de Ciências de Londres, na Inglaterra, projetada em um túnel de vento de um avião dos anos 20. O local foi inaugurado nesta quinta-feira (8).

No ambiente, encontra-se suspensa no telhado uma aeronave Handley Page Gugnunc 1929, que dá a inspiração para o design de toda a galeria. Curvas tri-dimensionais formam uma cobertura, baseada nas correntes de ar que teriam circundado o avião em voo. Elas são iluminadas por uma luz violeta.

"Quando eu estava crescendo no Iraque, a matemática fazia parte do meu cotidiano. Nós resolvíamos problemas de matemática da mesma forma que brincávamos com papel e caneta para desenhar - matemática era como esboços", contou Hadid quando elaborou o projeto, sobre os seus anos de formação no Iraque.

A galeria Winton é o primeiro projeto do Zaha Hadid Architects inaugurado no Reino Unido após o falecimento da arquiteta, em março deste ano. O espaço deverá abrigar cerca de 100 objetos do museu, pertencentes a coleções de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Fonte: au.pini