Notícias

04/01/2017

Divulgado projeto habitacional para novo Vale do Silício em Moscou

No início de 2010, o presidente russo Dmitri Medvedev anunciou a criação de um "Vale do Silício para a Rússia", localizado em um subúrbio do sul de Moscou, que contaria com instalações de pesquisa, laboratórios universitários, startups, centros de reuniões e habitação. Depois de um concurso internacional em 2011, cada um dos distritos dentro deste projeto maior foi concedido a seu próprio arquiteto. Após um cuidadoso planejamento, a Agence d’Architecture A. Bechu & Associés divulgou seu projeto para o Distrito 11 do projeto.

Concentrando-se em habitações ecológicas, este distrito conterá casas individuais dedicadas aos pesquisadores e suas famílias, sob o objetivo principal de promover interações sociais positivas.

“ De acordo com os arquitetos, assim como pinguins reunindo-se em um círculo no gelo para se manterem aquecidos, cem moradias são agrupadas de dez em dez, em uma vasta clareira cercada por um rio para acomodar o derretimento da neve. Esta organização também permite a formação de micro-comunidades ao redor de uma praça central, reminiscência de uma aldeia.”

Cada uma das moradias será única, dando aos ocupantes a sua própria identidade dentro do conjunto urbano, mas todos terão uma estrutura de concreto modular, telhado verde, e uso de energia renovável e reciclagem de água.

As funções públicas e os serviços comuns compartilhados estarão localizados em uma área central, de modo a criar uma ligação social entre os residentes.

Fonte: Archdaily