Notícias

13/01/2017

White Arkitekter A/S projeta memorial da Segunda Guerra Mundial considerando a mudança das marés

White Arkitekter A/S revelou seus planos para Arven fra Havet, ou Legado do Mar, um memorial da Segunda Guerra Mundial a ser construído em Mindelunden, Ryvangen, Dinamarca. Arven fa Havet vai honrar os 2.000 marinheiros dinamarqueses e mais de 800 dinamarqueses que morreram em navios mercantes servindo os Aliados, e na Operação Overlord, respectivamente.

Atualmente, o terreno de Mindelunden é um cemitério com arbustos densos e árvores. Com o novo memorial, o lote será melhor enquadrado pela criação de um limite simétrico, imitando as proporções dos túmulos baixos, mas em uma escala maior para representar o túmulo comum de todos os marinheiros, o mar.

As paredes deste silencioso monolito pairam acima de um tanque de água. O perfil e a textura do exterior de concreto ajudarão a incorporar o monumento como uma adição atemporal para Mindelunden. Dois eixos atravessam o espaço fechado, um orientado Norte-Sul, uma importante direção para a navegação marítima; a outra ligando diretamente Copenhague e a Normandia, onde muitos marinheiros perderam a vida durante a "Operação Overlord".

Dentro do memorial, um caminho estreito restringe os visitantes. Debaixo da superfície do tanque encontram-se outros caminhos, quebrados e fragmentados, que às vezes se tornam acessíveis com a maré alta ou baixa. Gravados em cada caminho estão trechos da história oral: as vozes dos marinheiros perdidos no mar.

Geralmente, o memorial será um espaço de solidão, com exceção de dias de lembrança, quando a água muda de um elemento de barreira para uma interface de conexão. Neste dia, os visitantes são capazes de colocar flores e velas na superfície da água como um sinal de respeito, transformando o espaço em um símbolo de esperança e confiança para o futuro.

Fonte: Archdaily