Notícias

20/01/2017

128 anos depois, Torre Eiffel ganha projeto de reforma de 300 milhões de euros


Um dos monumentos mais facilmente reconhecíveis do mundo, a Torre Eiffel ganhará sua primeira grande reforma após 128 anos de construção. O ponto turístico, que oferece a mais de sete milhões de visitantes por ano uma vista magnífica de Paris, será renovado com um projeto de 300 milhões de euros (aproximadamente, 1 bilhão de reais). O objetivo para os próximos 15 anos inclui melhorias no acesso de visitantes, na segurança e nas filas demoradas, que já fizeram turistas passarem por chuvas e tempestades de neve.

O anúncio oficial do projeto aconteceu durante a reunião sobre os Jogos Olímpicos de 2024, que podem acontecer na Cidade Luz. A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, afirmou em coletiva de imprensa que “é importante enaltecer e enobrecer ainda mais o monumento simbólico de tamanha reverberação turística que é a Torre Eiffel”. O investimento representa um crescimento de 45% nos já 13 milhões de euros gastos por ano pela cidade para manter a torre.

Jean-François Martins, responsável pelo turismo parisiense, ainda comentou que metade do dinheiro será para melhorar os materiais usados na construção original de Gustave Eiffel. Como, por exemplo, a modernização das inúmeras luzes que iluminam a torre em diversos momentos do ano. A outra metade será usada para melhorar o acesso dos visitantes e a permanência dos mesmos no monumento nacional francês, com bancos no lugar de filas intermináveis. As demandas de segurança, por sua vez, são decorrentes dos ataques terroristas que Paris recebeu nos últimos dois anos.

Os oficiais ainda confirmam que o principal do projeto de reforma da Torre Eiffel será entregue a tempo das Olimpíadas, caso a cidade seja selecionada pelo comitê. A proposta de renovação será apresentada para aprovação do conselho de Paris no fim do mês.

Fonte: Casa Vogue