Notícias

14/02/2017

Centro aquático projetado pelo 3XN na Suécia é inspirado em forma de ondas

O escritório dinamarquês 3XN foi o vencedor do concurso internacional para projetar “A Onda”, um centro aquático na Suécia. O trabalho busca uma aproximação do edifício e da sua localização entre o lago e a cidade de Linköping. Participavam da competição escritórios como o Zaha Hadid Architects e o Henning Larsen Architects.

As curvas do edifício têm a função de fazer parecer que ele foi esculpido pelas forças do oceano, como explica Kim Herforth Nielsen, fundador da 3XN. “Nós imaginamos um edifício onde a arquitetura dá dicas de sua funcionalidade, a forma de onda na fachada e as janelas panorâmicas [que garantem vista ao lago] diminuem os limites entre as piscinas dentro e fora do lago”, disse.

Uma torre surge na parte mais alta do local, para evitar que a sua sombra cubra a praça em frente ao edifício. Este espaço público é cercado por restaurantes e guia os visitantes à entrada do edifício. No seu interior, são quatro áreas de piscina.

“A Onda” tem seu início de obras previsto para setembro de 2017, com abertura em 2021. O edifício terá 24 mil m², com altura de 25,5 metros. O investimento total na construção é de 80 milhões de euros.

Fonte: au.pini