Notícias

15/02/2017

Centro cultural em Hamburgo é um grande, e magnífico, castelo de vidro

O projeto de Herzog & de Meuron levou longos 13 anos para ficar pronto. Entre empecilhos legais e discussões de contrato que atrasaram a obra, a conclusão que chegamos hoje, depois que tudo passou, é que: valeu a pena esperar.

Erguido sobre o Kaiserspeicher, considerado o maior armazém sobre a água de Hamburgo, o edifício que abriga o complexo batizado de "Elbphilharmonie" tem 108 metros de altura (acima do nível do mar que o cerca) e é feito com exatos 1.100 janelas, todas moldadas de acordo com as exigências de cada parte do complexo e estampadas com pequenos pontos que mudam de cor de acordo com a incidência da luz, dando a impressão de que se trata de um grande cristal.

O volume de vidro, é agora considerado o prédio mais alto da cidade e segue a mesma estrutura de prisma de sua base, construída com tijolos, como era comum nos anos 60. Ao contrário do antigo armazém, porém, construir um edifício em cima do novo projeto será, no mínimo, difícil. Em desacordo com os telhados mais tradicionais a reluzente construção tem cobertura curva, que lembra as pontas de uma coroa ou as ondas do mar.

O prédio com moderno e trações orgânicos, porém, não é a única atração do lugar. Logo no primeiro pavimento, entre o prédio antigo e o novo, foi aberta uma grande praça com paredes curvas, divisórias de vidros onduladas e colunas inclinadas, entre os quais os frequentadores tem uma visão panorâmica da cidade, admirando tanto o porto quanto a cidade.

O acesso a praça é livre e é nela que os vários lados do complexo se encontram, lá fica a bilheteria e o lobby do hotel, bem como acesso aos foyers dos auditórios - desenvolvidos com a acústica necessária para apresentação de grandes orquestras.

Para acessar esta praça a partir do nível do cais, os visitantes precisam pegar uma escada rolante excepcionalmente longa que termina em uma plataforma com uma grande janela panorâmica, aonde eles dão de cara com uma bela amostra da vista que terão no piso superior.

No coração da Elbphilharmonie, acima da praça pública, fica o Grand Hall, a maior das três salas de concerto com uma capacidade para 2.100 pessoas sentadas. Seguindo o estilo estreado na Filarmónica de Berlim em 1963, o palco da sala fica no centro, rodeado por pela plateia, pensada para que ninguém fique a mais de 30 metros de distância o palco.

As músicas apresentadas no Grand Hall ainda ecoam por entre os altos e baixos das pontas de "cristal" e pela cobertura revestida com 5.800 placas de alumínio circular, branco, perfurado que coroam o edifício.

O Elbphilharmonie foi concebido como um novo centro de vida social, cultural e cotidiana para o povo de Hamburgo e, como tal, vai muito além das várias funções da Filarmônica, que inclui três auditórios e espaços para Educação Musical, abrigando ainda um hotel cinco estrelas, restaurantes, bares e 45 apartamentos de luxo.

Fonte: Casa Vogue