Notícias

23/02/2017

Restauração de palácio na Holanda prevê um jardim experimental para uma sociedade sustentável

Mecanoo revelou seu projeto para transformar o Soestdijk Estate em Eden Soestdijk, "um jardim experimental para uma sociedade sustentável e um destino paradisíaco para todos" na Holanda. Em um esforço para se tornar uma ferramenta educacional para a conscientização ambiental, o projeto pretende contribuir significativamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

"O mundo está enfrentando a pressão de problemas cada vez maiores e mais complexos quando se trata de água, alimentos, clima e energia", disse Anton Valk, presidente da Fundação Eden Soestdijk. "Eden Soestdijk quer resolver estes problemas e contribuir para uma sociedade mais sustentável, estimulando e inspirando os visitantes a mudarem seu comportamento de forma positiva."

Uma estufa arquitetônica por trás dos jardins do palácio será a peça central do projeto e abrigará uma exposição interativa focada em tópicos como circularidade, equilíbrio ecológico e aspectos sociais da sustentabilidade.

O palácio e os jardins existentes serão restaurados ao seu carácter original. As câmaras dentro do palácio exporão a história da propriedade e de seus residentes , e servirão como espaços para eventos culturais e de negócio, assim como um espaço da incubadora para iniciativas empreendedoras da sustentabilidade. Além disso, as alas de câmaras do palácio abrigarão exposições multimídia, interativas.

"Os jardins do palácio serão restaurados em plena glória. Jardins e paisagens emocionantes, educativas e de conto de fadas reforçam a experiência da natureza. Cada uma delas se conectará com o tema central da sustentabilidade, ao mesmo tempo em que apresentará uma atmosfera individual única ".

Um túnel para pedestres e ciclistas sob o Amsterdamse Straatweg dará acesso público à praça da frente, que liga o palácio e o restaurante no conservatório.

"O palácio Soestdijk Estate é um dos mais belos contornos de fadas da Holanda: a tela ideal para Eden Soestdijk", observou Francine Houben, diretora de criação da Mecanoo. "A família real sempre estimou o relacionamento com a paisagem circundante. O plano para Eden Soestdijk responde a isto de uma maneira bonita. "

A partir de 2020, espera-se que mais de meio milhão de visitantes venham anualmente ao Eden Soestdijk, que deverá alimentar 57 milhões de euros na economia regional anualmente.

Como uma resposta ao concurso para reconstrução do palácio, organizado pelo governo holandês, a proposta é uma colaboração entre a fundação de Eden Soestdijk, Mecanoo architecten, Kossmann.dejong e Royal HaskoningDHV. O desenvolvimento do projeto também está sendo dialogado com moradores, empresários e organizações da região.

Fonte: Archdaily