Notícias

17/03/2017

Diébédo Francis Kéré assina o pavilhão da Serpentine Gallery 2017

O pavilhão 2017 da londrina Serpentine Gallery já tem um novo nome: Diébédo Francis Kéré. O arquiteto, natural de Gando, em Burkino Faso, à frente do escritório Kéré Architecture, divulgou nesta terça-feira (21/02) os detalhes do projeto que ocupará o parque londrino Kensington Gardens durante o verão.

Desde 2000, a galeria convida anualmente arquitetos renomados para compor uma instalação em meio aos jardins. No ano passado, Bjarke Ingels, do escritório BIG, foi o responsável pelo desenho que se assemelhava a um zíper aberto. Mas, neste ano, Kéré vem com uma proposta que se baseia em uma tradição africana.

"Minha experiência de crescer em uma aldeia remota do deserto incutiu uma forte consciência das implicações sociais, sustentáveis e culturais do design. Acredito que a arquitetura tem o poder de surpreender, unir e inspirar, ao mesmo tempo que intermedeia aspectos importantes como a comunidade, a ecologia e a economia", descreveu o profissional.

O arquiteto se inspirou em uma árvore de sua terra natal onde as pessoas se reúnem para realizar atividades cotidianas sob a sombra. O pavilhão da Serpentine Gallery tem um objetivo semelhante ao empregar uma grande cobertura de madeira que se expande sobre uma estrutura de aço, imitando a copa das árvores. Nos dias de chuva, um óculo central irá captar a água e transformá-la em uma cachoeira, simbolizando a sua importância para a vida da humanidade.

À noite, a arquitetura ficará iluminada - as chapas perfuradas darão movimento, chamando a atenção de quem a avista de longe. "Na minha aldeia natal é sempre fácil localizar uma festa à noite, basta subir num terreno mais alto e procurar a fonte de luz na escuridão. Desta forma, o pavilhão vai se tornar um farol, um símbolo de contação de histórias e união", concluiu Kéré. O espaço será inaugurado em 23 de junho, e segue aberto à visitação até 8 de outubro deste ano.

Fonte: Casa Vogue