Notícias

22/03/2017

Casa de elefantes simula floresta da Tailândia


O Jardim Zoológico de Zurique, centro de conservação animal dos mais respeitados do mundo, participa de vários programas de reprodução de espécies em suas áreas, além de se engajar na defesa de ecossistemas e de sua biodiversidade em Madagascar, no Quênia e no Parque Nacional de Kaeng Krachan, na Tailândia.

Na Suíça, os elefantes e seu bem-estar também são foco de investimentos. Lá, moram sete exemplares da mesma espécie encontrada na reserva tailandesa, três deles nascidos no programa de proteção a espécies em risco. Já que os animais são privados da liberdade, a administração do zoológico solicitou que o escritório de arquitetura suíço Markus Schietsch Architekten conferisse conforto aos animais, em um ambiente sustentável e semelhante àquele que encontrariam em seu local de origem.

O aumento da área ocupada foi o primeiro passo: a área total hoje é de 11.000 m², seis vezes maior que as instalações anteriores. Tomando emprestado o nome do parque tailandês, o Kaeng Krachan Elephant Park é o que há de mais moderno e humano para abrigar esses animais em cativeiro.

Para a montagem do telhado de madeira, foram usados painéis pré-fabricados de camada tripla, curvados no próprio local para assumir a forma desejada, e então pregados, formando uma superfície de 6.800 m² onde a água da chuva é coletada. As aberturas também foram criadas no próprio zoo, permitindo que a luz do sol atravesse a intrincada estrutura do telhado gerando ambientes iluminados em constante mudança.

As paredes envidraçadas permitem que os visitantes acompanhem os animais em diversas partes do abrigo. Os elefantes têm liberdade total para trocar a área externa pela interna, dotada de sistema de aquecimento central por biomassa para os dias mais frios. Ao ar livre, podem nadar e se refrescar nas diversas piscinas criadas em várias partes do terreno.

Fonte: Casa Vogue