Notícias

07/04/2017

Edifício assinado pelo Snøhetta na França recria caverna para apresentar pinturas rupestres

Foi inaugurado recentemente, em Montignac, na França, o Centro Internacional de Arte da Caverna, Lascaux IV, cujo projeto é do escritório Snøhetta em parceria com o SRA e cenógrafo Casson Mann. O local proporcionará aos seus visitantes experiências educacionais imersivas das pinturas rupestres pré-históricas de Lascaux.

A proposta arquitetônica foi elaborada com a ajuda de uma grande equipe de arqueólogos, de forma que fosse criado um museu que também oferecesse a oportunidade de descobrir as cavernas. O local, que utiliza tecnologia de narração experiencial de última geração, é considerado pelos arqueólogos a Capela Sistina da Pré-história” por conter grande importância espiritual e histórica, além de pinturas com mais de 20.000 anos.

Situado entre a colina protegida e o vale agrícola Vézère, a edificação de 8 365 m² possui um corte fino na paisagem e sua visitação se inicia com acesso a um mirante do telhado, proporcionando uma vista panorâmica da cidade. Logo após, os visitantes são encaminhados à caverna que segue a inclinação do telhado para a borda da floresta. Todo o trajeto incentiva a imaginação a uma viagem ao tempo, como os descobridores da caverna em 1940.

A caverna possui a atmosfera úmida e escura, com som abafado, e temperatura de 16 graus. Há luzes cintilantes em seu interior, relembrando as lâmpadas de gordura animal usada no paleolítico, que revelam as pinturas e gravuras nas paredes da caverna.

Após a construção da caverna, houve um processo analógico com 25 artistas durante dois anos, pintando à mão 900 metros de rochas de resina, para garantir qualidade e precisão na experiência do museu.

A saída da caverna leva os visitantes ao Jardim da Caverna, um pátio que oferece de volta a vivência atual depois do mergulho intenso à pré-história. Há também espaços de exposição fechados na colina e uma zona de orientação com diversos espaços educacionais, iluminados por fissuras de luz do dia, nesse espaço os visitantes podem ter uma interação maior entre eles.

Fonte: au.pini