Notícias

18/04/2017

Sasaki divulga projeto de fazenda urbana em Xangai

Com cerca de 24 milhões de habitantes para alimentar e um declínio na disponibilidade e qualidade de terras agrícolas, a megacidade chinesa de Xangai está decidida a concretizar o Distrito Agrícola Urbano Sunqiao, um masterplan de 100 hectares proposto pela Sasaki Associates, dos EUA. Situado entre o principal aeroporto internacional de Xangai e o centro da cidade, Sunqiao introduzirá a agricultura vertical em grande escala na cidade famosa por seus arranha-céus. Embora responda principalmente à crescente demanda agrícola na região, a visão de Sasaki vai mais longe, usando a agricultura urbana como um laboratório vivo e dinâmico para inovação, interação e educação.

Xangai é uma cidade ideal para a agricultura vertical. Os altos preços dos terrenos faz com que construir para dentro seja mais viável que construir para fora, enquanto a demanda por folhas verdes na dieta típica dos habitantes pode ser satisfeita com eficientes sistemas hidropônicos urbanos. O masterplan de Sasaki, portanto, implementa uma série de técnicas de cultivo urbano, como fazendas de algas, estufas flutuantes, paredes verdes e bibliotecas de sementes verticais.

Sunqiao, no entanto, representa mais do que uma fazenda para a produção de alimentos. O masterplan de Sasaki cria um domínio público robusto, comemorando a agricultura como um componente chave do crescimento urbano. A estufa interativa, o museu de ciência, o mostruário hidropônico e o mercado sinalizam uma tentativa de educar gerações de crianças sobre a origem de seus alimentos.

Sunqiao não será um conceito estranho para Xangai. Enquanto os países ocidentais dependem da agricultura em grande escala, rural e empresarial, a agricultura em pequena escala tem tradicionalmente dominado a paisagem urbana de Xangai. No entanto, a escala do projeto aprovado pela Sasaki indica o aumento do valor colocado no setor agrícola da China. A China é o maior consumidor e exportador mundial de produtos agrícolas, sendo que a indústria fornece 22% do emprego do país e 13% do seu Produto Interno Bruto. O governo chinês está, portanto, ansioso para preservar, modernizar e mostrar uma indústria que tem ajudado a reduzir significativamente as taxas de pobreza e influenciado o crescimento da biotecnologia e indústrias têxteis.

"Esta abordagem apoia ativamente uma rede alimentar mais sustentável, aumentando a qualidade de vida na cidade através de um programa comunitário de restaurantes, mercados, uma academia culinária e escolha a sua própria experiência", explicou Sasaki em um comunicado de imprensa. "Com as cidades em contínua expansão, temos de continuar desafiando a dicotomia entre o que é urbano e o que é rural."

A construção do Distrito Agrícola Urbano de Sunqiao tem início previsto para este ano.

Fonte: Archdaily