Notícias

25/04/2017

Times Square, em Nova York, é reaberta após projeto de requalificação assinado pelo Snøhetta

Foi inaugurado na última quarta-feira (19) o projeto do escritório de arquitetura Snøhetta e da Times Square Alliance para reestruturação de 2,1 hectares da Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos, com intuito de facilitar e aprimorar os espaços de circulação dos pedestres.

A Times Square é um dos destinos mais procurados por turistas nos Estados Unidos, atraindo uma média de 45 milhões de visitantes anualmente. A infraestrutura do local se tornou antiquada conforme o tempo e, por isso, a necessidade de um novo projeto.

Entre as mudanças, está a instalação de dez bancos de granito de 15 metros de comprimento, que tornaram a área mais confortável; a duplicação da área de espaço para pedestres a partir da criação de cinco novas praças entre os cruzamentos das ruas; e a aplicação de concreto pré-moldado em dois acabamentos diferentes: liso e com pequenos discos de aço embutidos, que refletem as luzes das publicidades espalhadas pelo local.

Um grande detalhe da reinvenção foi a reconfiguração urbana, que, de acordo com os arquitetos, mais retirou do que adicionou ao local, visto que haviam vários obstáculos mal posicionados ao longo da Times Square que atrapalhavam a circulação e sua harmonia como sinais de trânsito, latas de lixos e demais itens que se encontravam em excesso.

"Concebido como um projeto cujo sucesso seria medido não só pela sua nova estética, mas também pelos benefícios físicos, psicológicos e econômicos de longo prazo em sua comunidade, a reinvenção de Times Square é um modelo para como o design de nossas paisagens urbanas pode melhorar a saúde e o bem-estar de seus usuários ao mesmo tempo que fornece uma etapa importante para a coleta pública ", disse o arquiteto e sócio fundador da Snøhetta, Craig Dykers.

Fonte: au.pini