Notícias

04/05/2017

Obama Foundation divulga projeto para Centro Presidencial em Chicago

A Obama Foundation revelou hoje o projeto do Centro Presidencial do ex-presidente Barack Obama, segundo The Chicago Tribune. Projetado por Todd Williams Billie Tsien Architects, o projeto do centro é composto por três edificações. No norte do terreno, o edifício mais alto conterá o museu do centro, enquanto os volumes ao sul abrigarão uma biblioteca, um auditório, e um restaurante, arranjados em torno de um jardim público.

"A abordagem projetual para o Centro é orientada pelo objetivo de criar um verdadeiro ativo comunitário que busque inspirar e capacitar o público a assumir os maiores desafios de nossos tempos", disse Tod Williams, Billie Tsien e Dina Griffin do escritório Tod Williams Billie Tsien Architects | Partners and Interactive Design Architects.

"Os Obamas eram claros de que queriam que o Centro se integrasse perfeitamente no Parque e na comunidade e incluísse diversos espaços públicos. Nossa esperança é que este projeto para o Centro entremeado com o Jackson Park honre o legado de Olmsted e Vaux e desenvolva potencial e oportunidades para o Jackson Park, seu lado sul, e a cidade de Chicago."

Todos os três edifícios serão revestidos em pedra com áreas significativas de vidro. A maquete exposta no Centro Cultural South Shore também sugere que, embora os dois edifícios inferiores sejam ambos de um pavimento - com coberturas jardins acessíveis - eles também conterão grandes áreas de subsolo, trazendo a área total do projeto para entre 18.500 - 21.000 metros quadrados. Localizado no Jackson Park de Chicago, o Tribune observa que o projeto parece sugerir o fechamento da via Cornell Drive, que atualmente atravessa o parque.

Fonte: Archdaily