Notícias

08/05/2017

Equipe de jovens arquitetos supera BIG e SANAA em concurso para Escola de Arquitetura em Aarhus

Competindo contra uma lista de arquitetos aclamados internacionalmente, a equipe liderada pelo escritório recém-criado Vargo Nielsen Palle (em colaboração com ADEPT e Rolvung & Brøndsted Arkitekter) foi selecionado como vencedora do concurso NEW AARCH, que buscava projetos para diversas construções novas para a Escola de Arquitetura em Aarhus e o desenvolvimento da área circundante em Aarhus conhecida como Godsbanearealerne.

O concurso fechado consistiu em três escritórios convidados - BIG, SANAA e Lacaton & Vassal - e os três vencedores do concurso aberto preliminar anterior, Vargo Nielsen Palle, Erik Giudice Architects e ALL (Atelier Lorentzen Langkilde). A proposta de Vargo Nielsen Palle foi escolhida como vencedora unânime.

"É um projeto poderoso que se entrelaça com seu entorno, Ådalen, a cidade e o contexto da área", disse o reitor da Escola de Arquitetura de Aarhus, Torben Nielsen.

"A nova escola de arquitetura será um centro cultural que incentive a interação e o diálogo. Uma estrutura aberta, pragmática e flexível que permita a mudança contínua e a adaptação às necessidades em mudança, concentrando-se na vida futura e nas atividades dentro do edifício. Será uma fábrica de experimentação arquitetônica que preparará o terreno para a cooperação com a cidade, a profissão e nossos vizinhos - exatamente como queríamos".

O júri teve a opção de nomear até três projetos para continuarem no processo de negociação, mas achou a proposta de Vargo Nielsen Palle tão atraente, que a declarou como a única vencedora.

"A [proposta de Vargo Nielsen Palle] fornece o ponto de partida ótimo para construir uma Faculdade de Arquitetura em Aarhus nos termos de arquitetura, funcionalidade e economia," disse o júri em seu relatório de conclusão.

"Em termos de escala, o projeto vencedor se relaciona bem com Carl Blochs Gade e planeja os muitos usos como uma 'cidade dentro da cidade', onde o contato visual entre os usuários diversificados da escola incentiva a cooperação e a inspiração mútua. A estrutura do edifício é reduzida em altura para um espaço urbano central que abre a escola para a cidade e as instituições vizinhas."

O projeto vencedor foi concebido como resultado de uma cooperação estreita interdisciplinar entre Vargo Nielsen Palle, ADEPT, Rolvung & Brøndsted Arkitekter, Tri-Consult e Steensen Varming. O empreendimento substituirá as instalações desatualizadas da Escola de Arquitetura de Aarhus na antiga casa do comerciante em Nørreport; Originalmente concebida como uma casa "temporária", têm sido as principais instalações para a escola há mais de 50 anos.

Fonte: Archdaily