Notícias

16/05/2017

ELEMENTAL irá projetar centro cultural no Qatar inspirado no ritmo dos antigos silos de grãos locais

O escritório ELEMENTAL, liderado pelo Pritzker, Alejandro Aravena, foi escolhido como vencedor do concurso para o projeto Art Mill em Doha, no Catar. Superando outros sete finalistas internacionais, entre os quais o Atelier Bow-Wow e o Renzo Piano Building Workshop, o escritório chileno foi elogiado pelo júri por desenvolver "uma arte serena, na qual a estrutura é a arquitetura." Assim que for concluído, o projeto conectará outros dois importantes equipamentos culturais: o Museu de Arte Islâmica, projetado por I.M. Pei, e o Museu Nacional do Catar de Jean Nouvel.

A proposta do ELEMENTAL para o sítio histórico costeiro "tomou como inspiração o ritmo dos monumentais silos de grãos que são o legado industrial dos Moinhos de Farinha no local, que produziram pão para o país desde a década de 1980". De acordo com os organizadores do concurso, o projeto admite a "geometria rígida dos antigos silos", ao passo que contribui com "um agrupamento menos rígido de silos novos que atuarão como chaminés de resfriamento, circulando o ar através do projeto que se estende espetacularmente por três lados na baía de Doha.

O escritório vai trabalhar agora com o Qatar Museus para desenvolver o anteprojeto. Uma galeria de todos os oito projetos finalistas será divulgada.

Fonte: Archdaily