Notícias

17/05/2017

MVRDV inicia construção de armazém de artes Boijmans Van Beuningen em Roterdã

MVRDV iniciou a construção do armazém de arte Boijmans Van Beuningen no Museumpark de Roterdã, no coração do campus cultural da cidade. O projeto de 15.000 metros quadrados abrigará uma nova coleção estimada de mais de 70.000 objetos de design e arte, somando um novo marco cultural no setor ao lado do Kunsthal, o Het Nieuwe Instituut, o Museu Chabot e a Casa Sonneveld.

O edifício reunirá equipamentos de restauro, salas de exposição, oficinas, um bar, um restaurante, um terraço público e um átrio que permitirá aos visitantes verem 90% da coleção da instituição.

Originalmente apresentado em 2014, o projeto foi selecionado como vencedor de um concurso internacional organizado pela prefeitura de Roterdã. O projeto foi aprovado pela respectiva comissão de planejamento em novembro de 2015.

Além dos espaços de acesso público, o edifício incluirá espaço destinado a operações de logística e salas para coleções de arte privadas, onde os proprietários poderão visitar sua arte em espaços isolados. Mais adiante, um depósito de arte e uma sala de exposição dirigida pela fundação filantrópica De Verre Bergen completarão os espaços do recinto.

Espera-se que o edifício seja finalizado em abril de 2018 e abra suas portas no final de 2019.

Fonte: Archdaily