Notícias

02/06/2017

Projeto para Escola Inteligente na Rússia pretende transformar o sistema educacional do país

Com grandes esperanças de contribuir para reformar o sistema de ensino da Rússia, foi iniciada a construção da Escola Inteligente, um complexo educacional planejado de 31.000 metros quadrados em Irkutsk, na Sibéria, que combina instalações educacionais multiuso, espaços de aprendizagem ao ar livre e empreendimentos habitacionais para famílias adotivas. Projetado pelo escritório dinamarquês CEBRA, o projeto foi a proposta vencedora para o concurso internacional da escola em 2015, vencendo 48 outros escritórios, incluindo MVRDV e Sou Fujimoto Architects.

"Baseado no programa e nos princípios das Smart Schools (Escolas Inteligentes), um conceito arquitetônico foi desenvolvido, integrando edifícios, um lote de terra e a comunidade urbana circundante em um ambiente de aprendizagem completo, diversificado e ativo, um "parque escolar", explicam os arquitetos. "Há vida escolar não só nas instalações especializadas, mas também em áreas abertas dentro e em torno de edifícios."

Programas mistos e uma variedade de edifícios estão no centro do projeto da escola. Jardim de infância, ensino fundamental e médio fazem parte do complexo, além de habitações, um centro cultural, instalações desportivas, salas de treinamento, laboratórios e uma biblioteca. O conglomerado dessas várias tipologias cria um centro de aprendizagem único e centralizado.


A fluidez entre os espaços interiores e o exterior é outro componente que CEBRA focou, dada a localização da escola a 60 km do Lago Baikal e a paisagem circundante existente. Os espaços públicos foram incorporados ao arranjo dos programas, e os espaços de aprendizagem atendem a necessidades e estilos individuais com diferentes parâmetros. Estes incluem tamanhos de salas, arranjos de móveis, tipos de iluminação e graus de prevenção de ruído.


A inovadora Escola Inteligente de Irkutsk está programada a ser concluída até 1 de Setembro de 2019, apenas a tempo para o início do novo ano letivo. Funcionará como "incubadora de ideias, tecnologias, projetos e práticas", ajudando na transformação do sistema educativo russo e permitindo uma nova geração de estudantes.

Fonte: Archdaily