Notícias

16/06/2017

Estúdio japonês cria seu primeiro projeto público que promete inspirar a felicidade nos visitantes

Com o minimalismo e a excelência de sempre, o estúdio Nendo, comandado pelo arquiteto Oki Sato, assina seu primeiro projeto público, a praça CoFuFun. O espaço de 6 mil m² fica na estação Tenri, em Nara, no Japão e reúne palco, parque, aluguel de bicicletas, ginásio, lojas, cafés, entre outras atrações.


A praça é composta por diversas estruturas de concreto em forma de disco, todas inspiradas em um antigo e tradicional cemitério japonês chamado "kofun". A construção é bastante comum na região e costumava ser feita em três formatos: o de fechadura, o de quadrado ou o círcular - como os construídos por Sato e sua equipe.

Outra inspiração, desta vez um pouco menos mórbida, veio da natureza ao redor. O estúdio sinaliza que a praça também faz referência à bacia de Nara e às montanhas que a cercam. Por isso, algumas das estruturas são abobadadas, enquanto outras deprimem formando anfiteatros.

Os edifícios foram feitos com peças de concreto pré-moldado, descritas pelo estúdio como "pizzas enormes" que precisaram ser encaixadas como blocos de construção. Assim, eles conseguiram criar grandes espaços sem o uso de colunas.

Os diferentes níveis do kofun servem a vários fins: são escadas, mas também bancos, prateleiras e o que mais o público puder imaginar. Para Nendo, a variedade cria um ambiente que incentiva os visitantes a explorar e, consequentemente, passar o tempo em diferentes espaços dentro da praça. "É um espaço 'ambíguo' que é um café, um playground e um enorme mobiliário, tudo ao mesmo tempo."

No interior dos edifícios, todo o design foi pensado para reproduzir a mesma identidade visual da praça. Móveis e acessórios feitos com madeira local trazem cores neutras, formas circulares e peças escalonadas que garantem a total harmonia entre a estrutura e sua decoração.

O nome da praça, CoFuFun, combina a inspiração principal, o kofun, com a expressão "Fufun", que, em japonês, refere-se a um zumbido feliz e inconsciente. A ideia é que o projeto ofereça uma atmosfera tão agradável que, inconscientemente, os visitantes soltem aquele gostoso suspiro de felicidade.

Fonte: Casa Vogue