Notícias

20/06/2017

Centro cultural em Xangai surpreende com fachada móvel

Em uma parceira inédita, os escritórios londrinos Foster+Partners e Heatherwick acabam de finalizar um novo centro cultural na famosa rua Bund, em Xangai, na China. Com 4 mil m², a Fosun Foundation impressiona pela fachada de três camadas que se movimentam, criando diferentes paginações.

A espaço cultural é parte da Bund Finance Centre, uma generosa praça pública de 420 mil m² com uso misto, que abriga escritórios, hotéis e boutiques, também assinada pelos dois escritórios. O edifício, último da região a ficar pronto, vai promover diferentes exposições de arte, performances culturais, desfiles de moda e fóruns.

Para estruturar o edifício de três andares, os arquitetos usaram tubos de bronze, cujo formato lembra um bambu. Esses tubos formam uma espécie de véu semi-transparente que se movimenta mecanicamente, a fim de adaptar o prédio para diferentes usos como, por exemplo, formar uma varanda ou revelar uma paisagem específica da cidade. Segundo os arquitetos, o recurso móvel é inspirado nos tradicionais teatros chineses.

Fonte: Casa Vogue